Estava chegando o Carnaval e a Aliança de Misericórdia de Belford Roxo procurava um Sítio para fazerem um Retiro de Carnaval. Fernanda a coordenadora responsável, seu marido e mais alguns membros da comunidade procuravam um local, mas os Sítios das regiões estavam ocupados ou eram muito caros.
A semana foi passando e surgiu a solução, um Sítio em Xerém, município próximo a Belford Roxo. Os Jovens que participaram do retiro Thalita-Kum e acompanham a comunidade Aliança se prepararam e no Sábado dia 21 de Fevereiro todos partiram para o Sítio.
Ao chegarem ao local todos ficaram decepcionados porque o sítio não era exatamente como imaginavam, na verdade não era um sítio e sim uma casa grande com uma piscina e uma pequena área verde, Não tinha quadra, nem espaço para atividades ao ar livre. Todos queriam ir embora, a casa estava em mal estado, suja, com vazamentos, umas partes de madeira do teto caindo, sem luz em algumas partes e sem água. Nada do que imaginamos havia naquele lugar, nenhum conforto. Os rapazes do grupo arrumaram a casa, cuidaram da parte elétrica, improvizaram um banheiro masculino, enquanto as meninas cuidaram da limpeza. Todos tiveram que trabalhar nos quatro dias de retiro.
Mas havia algo maior que não podiam imaginar, que Jesus colocou na vida de todos que estavam alí presentes. Algo que a princípio não compreendemos. Vamos conhecer agora a História do carnaval da Aliança de misericórdia de Belford Roxo em 2009.

Tivemos uma surpresa. Hávia uma casal de idosos que tomavam conta da casa. Eles viviam em situação precária, a senhora, dona Edinéia estava em uma cadeira de roda, pois sofrera um acidente na casa, ela escorregou e quebrou o Fêmur em duas partes.
O casal estava sem ter o que comer, sem rémedios, vivendo em meio a sujeira e abandono. Eles viviam em apenas dois cômodos acoplados a casa principal, sem banheiro, e criando o neto, que não tem mãe e o pai do garoto que é filho da dona Edinéia e seu marido não tinha estrutura para criá-lo. Uma situação de miséria, vivendo apenas de penção, que não era o suficiente. O Marido de Dona Edinéia não trabalhava porque tinha que tomar conta de casa e de sua esposa.

Ao Ficarmos sabendo da situação do casal, providenciamos alimentos, remédio, e levamos algumas pessoas da igreja próxima ao local para conhecer a Família que lá vivia, até porque eles não podiam mais ficar sozinhos, O padre da igreja próxima conheceu o casal e algumas mulheres da região visitaram a família.
O casal ficou em retiro conosco. Fizemos um pequeno MIR. Um Multirão de Limpeza, onde Fernanda, Alessanda, Eduardo, Joseane, Leandro, Ana Carla e outros jovens cuidaram da limpesa da casa, lavaram as roupas, Limparam os móveis, cuidaram da Do

na Edinéia e prepararam comida.
Ao longo dos quatro dias que lá ficamos, conhecemos melhor o casal, conversamos, rimos, choramos... um exemplo para todos nós... Um exemplo de vida e uma lição de partilha, de amor, de compaixão, de doação.
Um casal que mesmo nas dificuldades estavam juntos, sorridente ao nos receber. Ao estar conosco.
Temos tudo e muitas vezes não damos o devido valor.
Aprendemos muito, Jesus estava naquele lugar. E falou conosco através daquelas pessoas.
Por isso fica aqui uma lição.
Na vida temos que agradecer a Deus por tudo o que temos e pelo que não temos. Ficamos tristes porque nos falta algo. Mas acredite, não falta, porque Deus não deixa faltar para os seus, e o demais nos será acrescentado no devido momento. Na hora certa. Porque ele é o Deus de todas as coisas e conhece o nosso coração.
Você que esteve no retiro e tem algo a acrescentar deixe seu comentário.